top of page
Buscar

Consultoria de Imagem: Um benefício para empresas e colaboradores

  • Foto do escritor: Cris Dorini
    Cris Dorini
  • 5 de abr.
  • 4 min de leitura

A imagem pessoal é composta pela percepção que as pessoas têm de você. Ela começa a partir do cuidado com a sua apresentação, características físicas, postura e identidade nos papéis que tem, sabendo claramente sua missão, visão e diferenciais.




Atribuímos significados ao que vemos a todo momento e, dessa maneira, construímos a imagem, que também pode ser chamada de percepção, dos lugares que frequentamos, das empresas que consumimos e, principalmente, das pessoas que conhecemos.


Sendo assim, o processo de construção da imagem pessoal é benéfico não somente para a pessoa que passará por ele, mas também para a empresa que esse profissional representa.


A imagem pessoal é composta pela percepção que as pessoas têm de você. Ela começa a partir do cuidado com a sua apresentação, características físicas, postura e identidade nos papéis que tem, sabendo claramente sua missão, visão e diferenciais.


É importante ressaltar que esse posicionamento estratégico não é engessado, ele pode e precisa ser pensado e repensado ao longo da vida.


Por ser um projeto de médio e longo prazo, contar com a ajuda de um consultor de imagem nesse processo pode trazer mais clareza no percurso e mais chances de sucesso nos resultados.



O papel da consultoria de imagem no cenário atual


Segundo o  pesquisador em comunicação corporal, Albert Mehrabian, a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção:


  • 7% verbal (somente palavras)

  • 38% vocal (tom de voz, entonação, volume, ritmo e velocidade que falamos)

  • 55% não verbal (postura, expressões faciais, vestuário entre outros)


O mesmo pesquisador ainda afirma que para que as pessoas formem uma imagem a seu respeito, você só precisa aparecer por seis segundos


Essa construção é baseada em três pilares: aparência, comportamento e comunicação.

Neste sentido, o consultor de imagem tem como alguns de seus principais objetivos, valorizar o melhor da essência de cada um e trazer à tona atributos que uma pessoa sequer percebe que tem e que podem agregar valor à sua imagem.


Tendo em vista todas as mudanças que aconteceram nos últimos anos (pandemia, home office, volta ao presencial) que nos fizeram descobrir “novos eu”, mudar nossas prioridades e nos conhecermos e respeitarmos quem somos e nossos limites, o consultor de imagem vai precisar levar para suas consultorias mais do que o conhecimento técnico para entender essa nova realidade e talvez, até uma nova personalidade que tenha surgido neste período. A palavra-chave é empatia!


Dessa maneira, o meu papel enquanto consultoria de imagem é apoiar meus clientes para que essa transição seja segura e assertiva, tendo como base a desenvolver autoconfiança e, claro, atenção ao momento de vida atual dessa pessoa, ressignificando sua percepção de dentro para fora, até que se reconheça na frente do espelho sendo este “novo eu”.




Como investir na construção da imagem dos seus colaboradores


Toda organização busca manter uma imagem positiva no mercado. Passar uma boa impressão diante da sociedade é fundamental para atrair mais clientes e ter uma boa popularidade.


Mas de nada adianta seus esforços para se promover na mídia e no mercado se os  profissionais da sua empresa não a representam.


Isso vai além de vestir a camisa da empresa, está ligado à postura desse profissional que não reflete os valores da instituição que está representando. Tem a ver com alinhamento com a cultura organizacional.


Oferecer uma consultoria para os seus colaboradores pode apoiar na formação de uma imagem pessoal e profissional coerente ao que sua empresa quer transmitir para a sociedade.


Eu sou consultora de imagem há mais de oito anos, mas minha experiência no mundo corporativo passa dos 25 anos. Vi de perto como as coisas funcionam nesse meio e sei como uma boa imagem pode abrir portas e alavancar negócios. 




É por isso que hoje, invisto meu tempo em apoiar pessoas e negócios por meio de palestras, mentorias, treinamentos e workshops que falam sobre etiqueta, imagem, marca pessoal, diversidade e inclusão e demais temas relacionados ao mundo corporativo.


Depois de formar mais de 1000 profissionais em meus cursos e apoiar dezenas de outras pessoas e empresas a se arriscarem em novos caminhos, posso afirmar que o resultado de investir nos seus colaboradores não é nada menos que o sucesso.


Agora, quero fazer parte da sua transformação também. 


Vamos dar o primeiro passo juntos? 

Sou Cris Dorini, Especialista em Gestão de Imagem e Marca Pessoal. Minha atuação se expande por diversas frentes: sou mentora, palestrante, docente e conselheira consultiva. Combinando um olhar detalhista e estratégico com uma ampla rede de contatos e conexões, tenho como foco oferecer soluções práticas e eficazes para empresas e executivos. Com 25 anos de experiência no mercado corporativo, minha missão é transformar desafios em resultados concretos. Sou apaixonada pelos universos corporativo, educacional, de luxo e pelo trabalho voluntário. Sou coautora dos livros Mentores e Suas Práticas de Sucesso e Consultoria de Imagem: Relações Humanas, Inclusão e Respeito — Histórias Brasileiras e Portuguesas. No meu tempo livre, sou entusiasta da corrida e do pilates, atividades que complementam meu equilíbrio e energia.




 
 
 

Comments


bottom of page