top of page

Marca Pessoal: o que é, como e por que utilizar

  • Foto do escritor: Cris Dorini
    Cris Dorini
  • 1 de mai.
  • 5 min de leitura

Entender e saber construir a sua marca pessoal pode destacar você como a pessoa certa.



A verdade é que não existe uma definição única para marca pessoal. Jeff Bezos, fundador e diretor executivo da Amazon, define marca pessoal  como “o que dizem de você quando não está na sala”.
A verdade é que não existe uma definição única para marca pessoal. Jeff Bezos, fundador e diretor executivo da Amazon, define marca pessoal  como “o que dizem de você quando não está na sala”.

A forma como somos vistos pelos outros no ambiente profissional é muito importante e pode ser o diferencial entre conseguir ou não um novo emprego, o cargo dos sonhos ou uma promoção. 


Ainda hoje existem pessoas que não entendem o que é a marca pessoal, que ela representa mais do que apenas a aparência e pode abrir mais portas do que você imagina.


Como dito por Victória Mansur no texto Sua marca pessoal não é sobre você — é sobre o seu valor, “Construir uma marca e garantir uma boa reputação no mercado é sobre se destacar”. 


Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre o que é marca pessoal, a importância de cultivá-la, como criar e como potencializá-la nas redes sociais.



O que é marca pessoal?


Quando você pensa em pessoas como Michelle Obama, Oprah Winfrey ou Steve Jobs, o que vem à sua mente? Provavelmente imagens de pessoas inteligentes, inovadoras, criativas e bem relacionadas.  Esse conjunto de atributos é a resposta para a pergunta “O que é imagem pessoal?”: é a forma como uma pessoa é vista pelo mundo.


As pessoas constroem o seu perfil de acordo com o que você apresenta para elas, seja no seu modo de vestir, falar, se apresentar, nos seus gestos e em cada detalhe que você deixa transparecer. A sua marca pessoal é a sua propaganda.


Ao juntar todos esses aspectos, você transmite uma ideia de quem é você. Mas o importante é transmitir uma ideia positiva de você.


A verdade é que não existe uma definição única para marca pessoal. Jeff Bezos, fundador e diretor executivo da Amazon, define marca pessoal  como “o que dizem de você quando não está na sala”.


A sua marca pessoal é a sua propaganda.
A sua marca pessoal é a sua propaganda.

Por que ter uma marca pessoal?


No livro Personal branding, de Arthur Bender, ele faz uma analogia no mínimo curiosa entre uma farmácia e a imagem pessoal: “ou você é o medicamento de marca, ou é o genérico, que fica escondido nas prateleiras internas, atrás do balcão, e que só é comprado por causa do preço baixo”.


Uma marca pessoal autêntica e forte é a base para criar uma boa imagem e posicionamento. Investir na construção da sua fará com que se torne uma autoridade no seu segmento.


Quando você possui uma série de características que compõem a sua marca pessoal com excelência, ela causará uma boa impressão ao seu cliente ou empregador. 


sua marca pessoal tem que transparecer o seu propósito, aquilo que você é e almeja ser. Se você tem um perfil de um investidor arrojado, por exemplo, demonstre isso. Fale com segurança e clareza, traga ideias inovadoras, deixe claro que você gosta de calcular e assumir riscos. 


Desperte sentimentos nas pessoas, aja como você realmente quer ser visto e assim será notado pelos outros dessa forma. Quando alguém precisar de uma pessoa com as suas características, você certamente será lembrado.


Criação da marca pessoal


Nem sempre é fácil criar uma marca pessoal e nem todos conseguem criar uma forte. Por isso aqui vão algumas dicas de como criar ou fortalecer a sua marca pessoal, segundo a “Forbes”.


  • Tenha um foco e se mantenha fiel a ele: se a sua marca for realmente focada em um nicho, maiores são as chances das pessoas se lembrarem de você dentro daquele segmento.


  • Viva sua marca: seja como as outras pessoas te enxergam mesmo quando você está sozinho. Isso trará a você uma grande autenticidade.

  • Crie um impacto positivo: você sempre deixará em outras pessoas uma lembrança sua, não importa em qual ambiente. Faça que essa lembrança seja sempre positiva, encante as pessoas e você será inesquecível.

  • Esteja pronto para falhar: muitas das melhores marcas vieram do método tentativa, erro e aprendizado. Esteja pronto para aprender, isso fará com que a sua marca pessoal esteja em constante evolução.

  • Deixe um legado: quando você possui uma marca forte, suas ideias e ações se perpetuarão por outras pessoas e você será reconhecido por isso por muito tempo.

  • Conte uma história: é necessário fazer com que se identifiquem com você e com a sua marca pessoal. A melhor maneira de fazer isso é com uma boa história. Use as ferramentas de mídias sociais para isso. 

    Viva sua marca: seja como as outras pessoas te enxergam mesmo quando você está sozinho. Isso trará a você uma grande autenticidade.
    Viva sua marca: seja como as outras pessoas te enxergam mesmo quando você está sozinho. Isso trará a você uma grande autenticidade.

Marca pessoal nas redes sociais


É impossível viver nos tempos atuais fora das redes sociais. E elas podem ser fundamentais na hora de alavancar a sua marca pessoal. Mais importante do que estar em todas as redes é definir o seu objetivo e criar conteúdo específico dentro do seu segmento e na plataforma correta. 


Essas ferramentas são extremamente poderosas e criam conexões fundamentais que podem te ajudar a ter um lugar de destaque no mercado. Por isso, use corretamente o que cada uma tem a oferecer de melhor.


  • LinkedIn: é ideal para criar novas conexões profissionais e se posicionar perante assuntos e atualidades dentro do seu nicho. 

  • Instagram: com mais de 1 bilhão de usuários é a rede que tem maior potencial de engajamento. 

  • Facebook: recomendado para praticamente todos os segmentos por ser muito versátil, além de ser a rede social com maior número de usuários no mundo.

  • X: a palavra-chave do twitter é “velocidade”. Lá as informações são disseminadas mais rapidamente do que qualquer outra rede social. 

  • TikTok: a ferramenta vem ganhando notoriedade nos últimos anos e quem acha que é só para fazer dancinhas está muito enganado. Expressão criativa e a autenticidade são os principais atrativos, ou seja, um cenário propício para quem deseja fortalecer sua imagem.


  • Há um pouco mais de 7 anos comecei minha transição de carreira, e mesmo com toda minha bagagem de 25 anos no mundo corporativo, precisei — e ainda preciso — fortalecer minha imagem para o novo caminho que comecei a trilhar.

Para isso, tenho usado muito as redes sociais, principalmente o LinkedIn, tenho feito lives, participado de entrevistas, palestras, mentorias e workshops. 


Para registrar, compartilho minha participação no meu 1o workshop de Marca Pessoal, realizado pelo Instituto Vasselo Goldoni, que você pode assistir clicando aqui


Antes de finalizar esse texto quero que você esteja ciente de que a imagem pessoal é apenas uma parte de um processo de longo prazo. Tenha metas, objetivos e paixão pelo que você faz hoje para se orgulhar dos resultados no futuro. 

Sou Cris Dorini, Especialista em Gestão de Imagem e Marca Pessoal. Minha atuação se expande por diversas frentes: sou mentora, palestrante, docente e conselheira consultiva. Combinando um olhar detalhista e estratégico com uma ampla rede de contatos e conexões, tenho como foco oferecer soluções práticas e eficazes para empresas e executivos. Com 25 anos de experiência no mercado corporativo, minha missão é transformar desafios em resultados concretos. Sou apaixonada pelos universos corporativo, educacional, de luxo e pelo trabalho voluntário. Sou coautora dos livros Mentores e Suas Práticas de Sucesso e Consultoria de Imagem: Relações Humanas, Inclusão e Respeito — Histórias Brasileiras e Portuguesas. No meu tempo livre, sou entusiasta da corrida e do pilates, atividades que complementam meu equilíbrio e energia.




 
 
 

Comentários


bottom of page